Cirurgia no Ombro: Tempo de Recuperação

cirurgia-no-ombro-tempo-de-recuperacao

Uma pergunta geralmente feita ao ortopedista especialista em ombro e cotovelo em Goiânia é sobre cirurgia no ombro tempo de recuperação.

E o motivo é muito simples: saber quando voltar às atividades normais e aos esportes.

Felizmente, com as técnicas cada vez mais avançadas e cirurgias minimamente invasivas, esse período é bem rápido. Desde que o paciente siga as orientações do seu médico e faça os exercícios de fisioterapia.

Você vai fazer uma cirurgia no ombro e quer saber como é o pós-operatório ? ou quando vai poder voltar ao trabalho e às suas atividades do dia a dia?

Vamos mostrar tudo em detalhes aqui!

Cirurgia de ombro: o que é?

Como já foi dito, a medicina ortopédica está muito evoluída. Assim como os materiais e técnicas, onde a artroscopia é hoje utilizada para tratar diversas patologias, por exemplo:

  • Ruptura do manguito rotator;
  • Artrose;
  • Luxação recidivante do ombro;
  • Capsulite adesiva.

Cirurgia no ombro como é o pós-operatório?

Antes de saber sobre cirurgia no ombro tempo de recuperação, é importante entender os cuidados no pós-operatório, por exemplo como dormir após uma cirurgia de ombro?

Se a sua cirurgia no ombro foi através de artroscopia, saiba que é uma intervenção minimamente invasiva, porém, alguns pacientes podem sentir dores.

Assim, o uso de analgésicos pode ser prescrito, e o uso de uma tipoia é essencial, seja para proteger a articulação de qualquer traumatismo, como também para te lembrar que o ombro está se recuperando.

O seu médico é quem vai determinar o tempo de uso da tipoia, quais os momentos que pode tirar durante o dia, por exemplo, ao tomar banho.

No pós-operatório, é proibido fazer movimentos muito intensos, como também carregar peso.

Para diminuir os hematomas, aplicar compressas de gelo sobre o ombro ajuda bastante, mas sempre protegendo as feridas cirúrgicas.

Cirurgia no ombro tempo de recuperação: é rápida?

A grande vantagem da artroscopia é que as incisões são bem pequenas. Logo, cicatrizes mínimas, pouca agressão aos tecidos, e o que se reflete em uma recuperação mais rápida.

É claro que quando se trata de cirurgia no ombro tempo de recuperação, pode variar de pessoa para pessoa, assim como o tipo e complexidade da cirurgia.

Por exemplo, em uma cirurgia de manguito rotator, será necessário usar a tipoia de 4 a 6 semanas, e a fisioterapia especializada é iniciada 2 ou 3 semanas após a artroscopia, com o objetivo de recuperar o movimento e amplitude da articulação.

Como o paciente ficou 30 dias com o ombro imobilizado, é normal haver limitação de movimentos, onde o objetivo da fisioterapia é o fortalecimento muscular.

Geralmente, três meses após a cirurgia, o paciente já consegue realizar as atividades diárias básicas.

Quanto à retomada das atividades físicas, o médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo em Goiânia poderá dizer quando você estará pronto e voltar a se exercitar em total segurança.

Você não poderá dirigir durante as três primeiras semanas e durante todo o período que tiver com a tipoia.

Cirurgia no ombro tempo de recuperação: dicas para tomar banho e se vestir

Para facilitar a sua vida no que se refere à cirurgia no ombro tempo de recuperação, confira algumas dicas na hora de tomar banho e se vestir:

No banho, principalmente para lavar o ombro operado, você pode se inclinar para a frente e deixar a água cair sobre o ombro, deixando o braço aberto sem fazer força. 

Você também pode colocar a mão do membro operado em um móvel, com a ajuda do outro braço.

Por outro lado, é necessário tomar muito cuidado para não molhar o curativo.

Para se vestir, prefira roupas mais largas, e se possível abertas na frente. Comece sempre colocando a roupa pela manga do lado operado.

Agora, para tirar a roupa, tire a tipoia, e desabotoei os botões com o outro braço.

Além disso, não utilize o braço operado para comer, e uma dica é, antes da cirurgia, treinar escovar os dentes e pentear o cabelo com o outro braço.

Cirurgia no ombro: qual médico procurar?

Para tratar qualquer problema de ombro, você deve procurar um ortopedista especialista em ombro e cotovelo em Goiânia, para o correto diagnóstico e tratamento.

Dr. Thiago Barbosa Caixeta possui experiência em cirurgia de ombro e cotovelo, e em tratamento de problemas como bursite, tendinite, artrose, doenças musculoesqueléticas…

Se você sentir algum problema no ombro, é importante passar por uma avaliação e iniciar o quanto antes o tratamento, a fim de não piorar o quadro.

Em suma, o diferencial do Dr. Thiago é seu foco é promover a qualidade de vida e conforto dos seus pacientes, inclusive usa técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, onde o período de recuperação é bem mais rápido!

Compartilhar nas redes sociais.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Procura por Ortopedista Especialista em Ombro e Cotovelo?

Dr. Thiago Barbosa Caixeta

ortopedista-ombro-cotovelo-goiania-dr-thiago-caixeta