Artroscopia de ombro: o que é?

Você já ouviu falar da artroscopia de ombro? A verdade é que a grande parte das pessoas apenas tem contato com esse conceito a partir do momento que o médico recomenda esse procedimento.

Diante disso, devido à falta de informações a respeito do assunto, muitas pessoas procuram saber alguns detalhes a respeito da artroscopia.

Será que a artroscopia do ombro possui alguns riscos? Como é feito o procedimento? E em relação ao pós operatório?

Dúvidas como essas são bem comuns e, no decorrer desse artigo, iremos falar tudo o que você precisa saber a respeito do assunto. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

O que é artroscopia de ombro?

Em suma, a artroscopia nada mais é que um tipo de procedimento cirúrgico, onde ortopedista faz um acesso pequeno na pele do ombro.

Ao fazer isso, ele deve inserir uma pequena óptica, a fim de avaliar todas as estruturas internas do ombro, bem como os tendões, ossos e ligamentos, por exemplo.

A partir disso, ele faz os tratamentos indicados para recuperar a qualidade de vida do paciente. Como é um processo tecnológico, onde o médico tem visão de tudo, trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva.

Na grande maioria das vezes, esse tipo de cirurgia do ombro acontece em casos de lesões agudas e crônicas.

Ou seja, quando a situação não melhora mesmo com o uso de remédios e fisioterapia. Sendo assim, funciona como uma complementação diagnóstica.

Por meio da artroscopia, o médico consegue confirmar o diagnóstico prévio, feito por meio de outros exames complementares, como ecografia e ressonância magnética.

Além disso, é interessante salientar que, por meio dessa técnica, é possível oferecer os seguintes tratamentos:

  • Reparar os ligamentos, em caso de rompimento;
  • Remover o tecido que está inflamado;
  • Remover a cartilagem solta;
  • Tratar o ombro congelado;
  • Avaliar e tratar a instabilidade do ombro;
  • Tratar lesões do manguito rotador etc.

Mas, se por acaso o problema for muito grave, talvez a melhor opção seja marcar uma cirurgia tradicional, sendo a artroscopia apenas um auxílio para diagnosticar o problema.

Casos que requerem a cirurgia tradicional é quando há uma fratura ou rompimento completo dos ligamentos, por exemplo.

Como é a recuperação da artroscopia de ombro?

Como já mencionado, a cirurgia no ombro é um procedimento pouco invasivo, e isso acaba por contribuir para que o tempo de recuperação seja muito mais rápido do que a cirurgia tradicional.

Mas é claro que isso pode variar de acordo com a lesão ou mesmo do procedimento. Fora isso, saiba que a artroscopia tem uma grande vantagem em relação à cicatrização.

E isso acontece devido ao fato de não ter cortes extensos, o que faz com que as cicatrizes sejam menores, o que, de certa forma, contribui para a autoestima do paciente.

No entanto, saiba que, durante o período de pós-operatório, é vital seguir todas as indicações do médico, o qual pode variar de acordo com cada situação.

Mas, no geral, os cuidados mais importantes incluem os seguintes:

  • Uso da imobilização de braço, usando pelo tempo que o próprio ortopedista indica;
  • Evitar fazer qualquer tipo de esforço com o braço do lado que está operado;
  • Tomar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, de acordo com o que o médico receitou;
  • Sempre dormir com a cabeceira da cama levantada, além de dormir sobre o ombro que não está operado;
  • Fazer aplicação de gelo ou bolsas de gel sobre o ombro durante a primeira semana, mas manter cuidado com as feridas cirúrgicas.

Esses são alguns dos cuidados gerais, mas o médico pode indicar algo um pouco mais específico de acordo com o seu caso.

Além disso, é de grande importância começar a fisioterapia 2 ou 3 semanas depois da artroscopia, a fim de recuperar todo o movimento e a amplitude da articulação.

Possíveis riscos da artroscopia de ombro

É comum que algumas pessoas se perguntem se esse procedimento oferece algum risco e, quanto a isso, saiba que toda e qualquer cirurgia tem seus riscos, ainda que em menor ou maior grau.

Em relação a artroscopia, saiba que esse é um método muito seguro, o que faz com que os riscos sejam bem pequenos.

Mas, dentre os possíveis riscos, podemos citar os seguintes:

  • Baixo risco de infecção;
  • Sangramento;
  • Lesão nos vasos sanguíneos ou nervos.

No entanto, todos os que fazem parte da sala cirúrgica estão preparados para lidar com qualquer tipo de situação como essa.

Fora isso, a fim de diminuir as chances dessas complicações, é essencial escolher um profissional que seja qualificado e certificado, em especial um ortopedista que seja especializado em cirurgia do ombro e cotovelo.

Tags relacionadas: #artroscopia de ombro valor #artroscopia de ombro manguito rotador #artroscopia de ombro para que serve #artroscopia ombro recuperação #artroscopia de ombro tempo de cirurgia

Avatar photo
Dr. Thiago Caixeta

Dr. Thiago Barbosa Caixeta é médico Ortopedista subespecialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Possui experiência em cirurgia do ombro e no tratamento de problemas como bursite, tendinite, artrose, doenças musculoesqueléticas, dentre outras.