Conheça os principais tipos de cirurgia de ombro, com os detalhes de cada um!
Como o ombro é uma das articulações mais solicitadas no nosso dia a dia, seja para tarefas cotidianas ou atividades esportivas ou profissionais, ele é mais vulnerável a diversos traumatismos.
Ao longo da minha experiência como ortopedista especialista em cirurgias minimamente invasivas do ombro e cotovelo, já lidei com as mais variadas lesões de ombro, e justamente por isso existem diferentes tipos de cirurgia de ombro.
A boa notícia é que a medicina evolui muito nos últimos anos, tornando as técnicas cirúrgicas muito mais precisas e seguras, contribuindo para uma recuperação mais rápida.
Continue a leitura e confira as cirurgias de ombro mais frequentes!
Quais os problemas mais comuns de ombro
Antes de saber quais são os tipos de cirurgia de ombro, é importante entender que os problemas de ombro podem se dividir em três principais categorias:
Instabilidade do ombro
A instabilidade do ombro é um problema que acomete principalmente os esportistas.
Nesse caso, é bem comum a luxação do ombro, comum em traumas do esporte e em jovens.
Quando há uma recidiva dessa luxação, decorrente da instabilidade do ombro, uma cirurgia do ombro pode ser indicada.
Problema de tendão
Trata-se do problema mais frequente, e afeta os tendões do manguito rotador.
Ao contrário do quadril e joelho, o ombro se desgasta por seus tendões, indo de uma simples tendinite sem ruptura do tendão até uma ruptura total dos tendões do manguito rotador.
As tendinopatias do manguito rotador são mais comuns em pessoas de 40 a 45 anos e o sintoma principal é a dor no ombro.
Está entre os tipos de cirurgia de ombro indicadas em caso de ruptura traumática ou quando o tratamento conservador não obteve resultado.
Artrose do ombro
A artrose afeta a articulação entre o úmero e o omoplata.
O ortopedista especialista em ombro e cotovelo diferencia dois tipos de artrose:
A artrose do ombro com o manguito rotador intacto, e a artrose do ombro com a ruptura do manguito rotador.
Dependendo da gravidade, o tratamento indicado pode ser a colocação de uma prótese de ombro.
Tipos de cirurgia de ombro
Os tipos de cirurgia de ombro são baseados nos problemas que podem afetar o ombro, e as cirurgias mais comuns de ombro são:
Artroscopia do manguito rotador
O manguito rotador corresponde ao conjunto dos tendões dos músculos que ligam o omoplata e a cabeça do úmero, permitindo a mobilidade do ombro.
As lesões no manguito rotador podem ocorrer por conta de um desgaste progressivo, pelo atrito repetitivo e/ou no caso de uma fragilização dos tendões com tendinites.
Esse tipo de lesão pode acometer jovens durante acidentes, por exemplo, durante os esportes.
O paciente se queixa de dores no ombro, podendo subir pela nuca ou descer pelo braço, e normalmente piorando à noite.
Podem vir acompanhadas com a impossibilidade de realizar certos movimentos ou uma perda de força.
Depois de confirmado o diagnóstico e em caso de não resolver com tratamento conservador, a cirurgia no ombro é indicada, cujo objetivo é promover um ombro flexível e móvel, que faz com que o paciente viva sem dor.
Já a retomada das atividades vai variar de paciente para paciente.
Artrose e prótese de ombro
A prótese de ombro, ou artroplastia, também faz parte dos tipos de cirurgias de ombro que promovem mais qualidade de vida ao paciente.
É indicada quando há uma artrose no ombro, que é um desgaste da articulação, e pode inclusive provocar uma deformação do ombro.
Da mesma forma que a cirurgia do manguito rotador, o médico opta pela cirurgia quando o tratamento conservador não surtir efeito.
Existem duas situações: onde o manguito está intacto ou funcional, e quando há uma ruptura do manguito rotador associado.
O médico vai avaliar cada caso e propor o tipo de prótese mais adequada, sempre visando um ombro móvel, forte e sem dor.
A vantagem da artroscopia é a colocação mais rápida da prótese, menos risco de sangramento e uma melhor adaptação do paciente.
Tendinite calcária
A tendinite calcária é decorrente do acúmulo de cálcio no tendão, gerando assim uma inflamação.
Além de limitar a amplitude dos movimentos, pode causar dores.
Embora, em alguns casos, possa desaparecer espontaneamente, em outros, será necessária uma cirurgia.
Durante o procedimento, feito por artroscopia, o cirurgião vai abrir o tendão e aspirar os cristais de cálcio.
Cirurgia de instabilidade – Luxação
Em razão dos movimentos amplos, o ombro tem maior risco de instabilidade, o que pode causar seu deslocamento.
No caso da luxação do ombro, ocorre um deslocamento completo, necessitando uma redução, e geralmente é um atendimento de emergência.
Na maioria das vezes, são causadas por acidentes durante a prática esportiva ou acidentes de carro.
No entanto, em caso de recorrência das luxações (pelo menos 2 episódios), uma cirurgia é indicada, e em grande parte dos casos, é feita por artroscopia.
Portanto, esses são os tipos de cirurgia de ombro mais comuns, e em todos eles, é fundamental seguir as orientações do médico no período pós-operatório, a fim de garantir o sucesso da cirurgia.
Quais os benefícios da artroscopia?
Hoje em dia, a maioria das cirurgias de ombro são feitas através da artroscopia, considerado um procedimento minimamente invasivo, onde uma câmera é inserida no interior da articulação do ombro.
Pequenas incisões são feitas para introduzir a câmera e os instrumentos cirúrgicos, e a imagem é transmitida para uma tela.
Assim, o ortopedista especialista em ombro e cotovelo consegue visualizar o interior da articulação e fazer o procedimento, agredindo o mínimo possível os músculos, o que garante uma recuperação mais rápida.
Dependendo da cirurgia, o paciente pode ter alta até no mesmo dia ou no dia seguinte.
Logo, a artroscopia, além de ser uma técnica bastante segura e eficaz, proporciona ao paciente muito mais conforto.
Qual médico procurar para cirurgia de ombro?
Para todos os tipos de cirurgia de ombro, você deve procurar um ortopedista especialista em ombro e cotovelo, para o correto diagnóstico e tratamento.
Em Goiânia, o Dr. Thiago Barbosa Caixeta possui ampla experiência em cirurgia de ombro e cotovelo, além de tratamento de problemas como bursite, tendinite, artrose, doenças musculoesqueléticas…
Portanto, se você sentir algum problema no ombro, é importante passar por uma avaliação e iniciar o quanto antes o tratamento, a fim de não piorar o quadro.
O diferencial do Dr. Thiago é seu foco é promover a qualidade de vida e conforto dos seus pacientes, inclusive usa técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, onde o período de recuperação é bem mais rápido!