Tratamento de Epicondilite Lateral em Goiânia
Dr. Thiago Barbosa Caixeta
Especialista em ombro e cotovelo, oferecendo diagnóstico e tratamento para Epicondilite Lateral (Cotovelo de Tenista) em Goiânia.
[CRM – 1329 – RQE – 8070]

Pacientes Atendidos
+ 0
Anos de Experiência
+ 0
Cirurgias Realizadas
+ 0
Perguntas Frequentes Sobre Tratamento de Epicondilite Lateral em Goiânia
Por que é chamada de “Cotovelo de Tenista”?
+
Embora seja comum em tenistas devido ao movimento repetitivo do backhand, a epicondilite lateral pode afetar qualquer pessoa que realize atividades com esforço repetitivo de extensão do punho e dedos, como digitar, usar ferramentas manuais ou praticar certos esportes.
Qual a diferença entre epicondilite lateral e medial?
+
A epicondilite lateral afeta os tendões extensores na parte externa do cotovelo. Já a epicondilite medial (ou “cotovelo de golfista”) afeta os tendões flexores na parte interna do cotovelo. Ambas são causadas por sobrecarga, mas em grupos musculares diferentes.
O uso da cinta (órtese) realmente ajuda?
+
Sim, a cinta de contraforte para epicondilite pode ajudar a aliviar a tensão sobre os tendões inflamados durante as atividades, reduzindo a dor. Ela deve ser usada principalmente durante esforços que costumam desencadear os sintomas, como parte do tratamento conservador.
Quando a cirurgia é indicada para epicondilite lateral?
+
A cirurgia é considerada apenas em casos crônicos e refratários, quando o tratamento conservador bem realizado (incluindo fisioterapia, órtese, infiltrações) por pelo menos 6 meses não traz alívio satisfatório da dor e limitação funcional. O procedimento visa remover o tecido degenerado do tendão.
Como prevenir a epicondilite lateral?
+
A prevenção envolve evitar sobrecarga repetitiva, realizar aquecimento antes de atividades físicas, usar técnica correta em esportes e no trabalho, fazer pausas regulares, manter boa ergonomia e realizar exercícios de alongamento e fortalecimento para os músculos do antebraço.