Tempo de cura do ombro deslocado

Confira agora qual o tempo de cura do ombro deslocado, além de dicas para acelerar a recuperação!

O deslocamento do ombro é uma lesão comum que requer atenção médica imediata e um processo de recuperação adequado.

O tempo de cura do ombro deslocado varia conforme a gravidade da lesão, histórico do paciente e adesão ao tratamento recomendado.

Como ortopedista especializado em lesões do ombro, apresentarei as principais considerações sobre o período de recuperação de ombro deslocado.

O que é o ombro deslocado?

O ombro deslocado nada mais é do que uma luxação, que ocorre quando o braço é forçado a girar para fora, em um movimento que se chama “abdução” e “rotação externa”.

É essa força que faz com que a parte superior do úmero vá toda para fora do seu encaixe. Por essa razão que os deslocamentos podem causar dores instantâneas.

A luxação do ombro pode acontecer por uma série de motivos, especialmente pela articulação do ombro estar sempre em movimento.

No entanto, tende a ser mais comum em pessoas que praticam esportes de forma constante. Agora, em relação ao tempo de cura do ombro deslocado, saiba que isso pode variar de acordo com cada situação.

Quais são as causas do deslocamento de ombro?

Abaixo, iremos falar sobre quais são os motivos que podem levar à luxação do ombro:

Esportes de muito contato

Esportes que exigem um certo esforço da articulação do ombro e que têm um certo contato, oferecem mais riscos a lesão, como é o caso dos seguintes esportes:

  • Futebol;
  • Basquete;
  • Vôlei;
  • Handebol.

Como esses atletas demandam mais dessa estrutura, acaba que o tempo de cura do ombro deslocado também tende a ser maior.

Exercícios feitos de forma errada

A lesão pode ocorrer devido ao fato de práticas inadequadas durante o exercício físico, em especial durante a musculação.

Quando não se tem a correta orientação de um profissional, a lesão pode ocorrer por dois motivos: mau posicionamento ou excesso de carga, que o corpo não é capaz de suportar.

Acidentes e eventos traumáticos

As luxações do ombro também podem ser em decorrência de algum acidente de carro, quedas de escada, bicicleta, etc.

Nesses casos, o deslocamento se dá por conta do alto impacto na região. Convulsões e choques elétricos podem ocasionar nesse problema, pois podem gerar forte contração muscular, capaz de puxar o úmero para fora da região.

Condição hereditária

Há condições hereditárias que levam à frouxidão dos ligamentos do ombro, o que pode fazer com que movimentos suaves durante o sono provem uma luxação.

Então, se há muitos casos desses em sua família, o melhor a fazer é procurar por um médico ortopedista, a fim de que ele possa avaliar e recomendar algum tratamento precoce.

Sintomas do deslocamento de ombro

O deslocamento pode ser seguido de uma lesão no manguito rotador e, por isso, os sintomas podem ser distintos.

No entanto, a dor no ombro é um sintoma que ocorre em praticamente todos os casos. Além disso, os demais sintomas podem ser:

  • Dor que irradia para outras regiões;
  • Fraqueza muscular;
  • Dificuldade em movimentar;
  • Inchaço e vermelhidão;
  • Hematoma no local;
  • Dormência;
  • Formigamento próximo da lesão;
  • Desnível de um ombro em relação ao outro etc.

No caso de haver desnível, alguns podem tentar colocar o ombro no lugar, mas essa não é a melhor coisa a se fazer.

Caso constate o desnivelamento, seguido ou não de outros sintomas, procure um médico urgentemente, para que ele possa avaliar e orientar quanto ao tratamento.

Qual é o tempo de cura do ombro deslocado?

O tempo de cura do ombro deslocado geralmente varia entre 12 a 16 semanas. Na fase inicial, após a redução (recolocação do ombro), é necessário imobilização por 2 a 3 semanas para permitir a cicatrização dos tecidos lesionados.

Após este período, inicia-se a fisioterapia, focando inicialmente em exercícios passivos para recuperar a amplitude de movimento. Entre a 6ª e 8ª semana, progride-se para exercícios ativos e fortalecimento muscular gradual.

Atletas e pessoas jovens tendem a se recuperar mais rapidamente, enquanto idosos ou casos com lesões associadas podem necessitar de mais tempo. A taxa de recorrência é significativa, especialmente em pacientes jovens e ativos, podendo chegar a 90% em alguns casos.

O retorno às atividades normais deve ser gradual: atividades leves são permitidas após 6 semanas, exercícios moderados após 12 semanas, e esportes de contato apenas após 16 semanas, com liberação médica.

Como tratar o ombro deslocado?

Para tratar o ombro deslocado, primeiro você deve consultar um ortopedista, a fim de que ele faça os devidos exames, como a ressonância magnética, a fim de obter mais detalhes sobre o seu caso.

Em seguida, tendo essas informações, ele pode designar o que deve ser feito para garantir a estabilização do ombro. Dentre os tratamentos, podemos citar:

Redução do ombro

Nesse caso, manobras são feitas, de maneira a recolocar o ombro em sua posição original. Mas, a depender do nível de dor, é necessário fazer uso de sedativos e relaxantes musculares.

Assim que se faz essa manobra, é comum que o paciente passe a sentir muito mais dor. Mas, mesmo depois da redução, o médico deve fazer outros exames, a fim de garantir que o ombro está no local correto.

Imobilização do ombro

A imobilização do ombro é feita através do uso de uma tipoia ou faixa, onde a região deve ficar encostada junto ao peito, de modo a evitar que o ombro se mova.

Como o intuito é recuperar os tecidos da região, em média o processo deve durar pelo menos três semanas.

Uso de medicamentos

O uso de medicamentos deve ser feito de forma complementar, com o objetivo de amenizar a dor e reduzir as inflamações.

Sessões de fisioterapia

Exercícios de fisioterapia são indicados para promover a força muscular e evitar outras lesões.

Procedimento cirúrgico

A cirurgia apenas se faz necessária quando a luxação é muito grave ou quando os ligamentos dos ombros foram rompidos.

Conclusão

O tempo de cura do ombro deslocado depende de vários fatores, desde a condição clínica do paciente até a gravidade da lesão.

No caso de deslocamento de ombro, até para evitar maiores complicações, buscar o quanto antes um ortopedista especialista em ombro e cotovelo faz toda a diferença.

Após um diagnóstico detalhado, o médico poderá avaliar a extensão da lesão e propor o tratamento mais adequado.

Mas se você está apresentando sintomas de ombro deslocado e se encontra em Goiânia, conte com a expertise de nossa equipe para obter um diagnóstico preciso e receber um tratamento de excelência.

Avatar photo
Dr. Thiago Caixeta

Dr. Thiago Barbosa Caixeta é médico Ortopedista subespecialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Possui experiência em cirurgia do ombro e no tratamento de problemas como bursite, tendinite, artrose, doenças musculoesqueléticas, dentre outras.