Lesão no Manguito Rotador

Lesão no manguito rotador: conheça as causas e tratamentos

Lesão no manguito rotador: conheça as causas e tratamentos

medico-ombro-cotovelo-goiania

O Manguito Rotador (MR), formado por um grupo de quatro tendões (subscapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor), é responsável por dar estabilidade ao ombro e, ainda, realizar os movimentos de rotação da articulação. Quando um paciente sofre uma lesão no manguito rotador, dor, fraqueza e limitação funcional do ombro e braços são alguns dos sintomas mais comuns.

Lesões no manguito rotador afetam cerca de 20% da população adulta com mais de 40 anos e 50% dos idosos que estão na faixa etária dos 80 anos. Quer saber quais são as causas, sintomas e tratamentos disponíveis para lesão no manguito rotador? Então leia o texto até o final.

O que causa lesão no manguito rotador?

O fator degenerativo é a causa mais frequente de lesão no manguito rotador, pois conforme o indivíduo envelhece é comum haver a redução da quantidade de fibras de colágeno nos tendões e também alterações na vascularização da estrutura.

O desgaste dos tendões, provocado pela realização de atividades que exigem movimentos repetitivos, como a carpintaria e pintura, também pode desencadear esse tipo de lesão.

Jogadores de tênis e outros esportistas que utilizam os ombros com mais frequência também podem sofrer com lesão no manguito rotador, haja vista que os movimentos repetitivos sobrecarregam as articulações. Em alguns casos, o desgaste pode levar à ruptura total dos tendões.

Traumas causados por diversos motivos, como acidentes de trânsito e quedas sobre o ombro, por exemplo, também pode provocar lesão no manguito rotador. Fatores genéticos também podem ocasionar esse tipo de problema.

Lesão no manguito rotador: conheça os sintomas

 Quando o manguito rotador é lesionado, o sintoma mais comum é a dor no ombro e no braço, que pode irradiar para o pescoço ou escápula. A dor, geralmente, é mais intensa à noite, o que pode prejudicar o sono.

O paciente também pode ter dificuldades para realizar alguns movimentos com o braço, inclusive levantá-lo acima da cabeça. Além disso, quando o manguito rotador é lesionado, pode haver perda de força. Com isso, dificuldade para levantar ou carregar objetos pode ser comum.

Como o ortopedista especialista em Ombro faz o diagnóstico?

Para diagnosticar uma lesão no manguito rotador, o ortopedista especialista em Ombro faz exames clínicos e físicos. Em seguida, o médico pode solicitar exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética ou raio-x.

Os exames de imagem, especialmente a ressonância magnética, são fundamentais para um diagnóstico assertivo, pois o ombro pode ficar dolorido sem que exista uma lesão. Dentre as doenças que também podem provocar dor no ombro estão: tendinite, mialgias, bursites e artrose.

Ademais, por meio da ressonância magnética é possível identificar os tendões acometidos e grau da lesão, por exemplo.

Qual o tratamento para lesão do manguito rotador?

Se a lesão do manguito rotador não for tratada, o paciente pode sofrer com a rigidez ou fraqueza permanente, o que pode provocar a degeneração progressiva da articulação do ombro.

A boa notícia é que algumas lesões no manguito rotador podem ser tratadas sem a necessidade de cirurgia. Todavia, é preciso ressaltar que o ortopedista especialista em Ombro é quem determina o melhor tratamento.

A escolha da terapêutica é feita de forma individualizada, onde o médico leva em consideração vários fatores, como gravidade da lesão, idade do paciente, intensidade da dor, perda da função, etc.

O tratamento conservador para lesão do manguito rotador envolve a prescrição de anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia, fortalecimento dos estabilizadores e rotadores do ombro e, ainda, correção postural.

O ortopedista especialista em Ombro pode indicar o tratamento cirúrgico quando existe a ruptura total do manguito rotador. Umas das técnicas mais empregadas é a artroscopia, procedimento minimamente invasivo utilizado para reparar os tendões.

Como posso prevenir uma lesão no manguito rotador?

Para prevenir lesões no manguito rotador, é crucial fortalecer a musculatura próxima ao ombro. Por isso, faça musculação e exercícios específicos para região – sempre sob orientação de um especialista, como profissional da Educação Física, fisioterapeuta ou ortopedista especialista em Medicina Esportiva. Por meio da musculação é possível reduzir o impacto e atrito entre as estruturas que compõem o ombro, dando mais estabilidade à região.

Também é essencial se manter dentro do peso, abandonar o cigarro, evitar a sobrecarga na região dos ombros e ter uma alimentação balanceada. Essas medidas simples são alguns dos principais fatores de prevenção.

Compartilhar nas redes sociais.

Pinterest
Facebook
WhatsApp
Twitter
Especialidades Atendidas

Postagens no Blog

Agendar Consulta