Cirurgia no Ombro da Aposentadoria? Saiba mais!

cirurgia-no-ombro-da-aposentadoria

Uma pergunta muito frequente é se a cirurgia no ombro da aposentadoria, e a resposta envolve uma série de fatores que vão muito além da dor no ombro que você pode está sentindo.

Dependendo da extensão da cirurgia e da gravidade da lesão, o beneficiário pode se enquadrar no auxílio-doença e nos casos onde é impossível retornar às atividades laborais, talvez possa ser concedido a aposentadoria.

Ou seja, é necessário cumprir uma série de requisitos e a junta da perícia médica do INSS é quem vai definir se a pessoa pode ou não se aposentar em razão do problema no ombro.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre se cirurgia no ombro dá direito à aposentadoria ou outro benefício, e os passos a seguir, preparamos um pequeno guia com todas as informações.

Cirurgia no ombro da aposentadoria?

Como já falamos, tudo vai depender do tipo de cirurgia e possíveis sequelas, e se isso pode levar ao afastamento permanente do beneficiário do seu trabalho.

Os casos de cirurgia no ombro da aposentadoria são analisados um a um pela perícia médica do INSS, e na maioria das vezes, o beneficiário é afastado temporariamente de sua atividade laboral.

Em seguida, se for comprovada a impossibilidade de exercer as suas funções por causa da lesão no ombro, a aposentadoria por invalidez é concedida.

No entanto, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter contribuído, pelo menos, 12 meses ao INSS e estar pagando a contribuição regularmente, além de outros.

Cirurgia no ombro da aposentadoria: o que fazer?

Antes de mais nada, é importante conversar com um médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo e solicitar um laudo médico.

É importante que você explique o tipo de trabalho que faz e, com base na sua lesão, ele poderá lhe afirmar se é ou não irreversível.

Veja o passo a passo para requerer a aposentadoria:

  • Acesse o site Meu Inss ou ligue para 135;
  • Cadastre-se ou entre com seu login;
  • Selecione a opção “Agendar Perícia”;
  • Clique em “Perícia Inicial”;
  • Preencha todos os dados solicitados;
  • Anexe os documentos (por exemplo, o laudo médico);
  • Clique em Enviar.

Ao agendar o dia da perícia médica, é importante chegar com antecedência e levar seus documentos pessoais e tudo o que puder reunir sobre seu problema no ombro.

Além do laudo médico, qualquer outro exame, como radiografias, exames de imagem, etc.

Cirurgia no ombro da aposentadoria: como funciona a perícia médica?

Apenas para lembrar, no dia agendado para a perícia médica, é necessário levar os seguintes documentos:

  • Documentos pessoais, inclusive comprovante de residência;
  • Todos os exames e atestados médicos;
  • Dependendo da lesão no ombro, levar exames de imagem e/ou de sangue;
  • Receitas de medicamentos;
  • Carta da empresa mostrando o seu último dia no trabalho.

Além disso, avaliam onde você mora, escolaridade, função que exerce…

Como já foi falado, antes da concessão da aposentadoria, o segurado recebe o auxílio-doença, e se for comprovado realmente sua incapacidade permanente, a cirurgia no ombro da aposentadoria.

Ou seja, se for comprovado que não há cura ou possibilidade de melhora, o auxílio-doença é convertido em aposentadoria permanente/invalidez.

Para que a aposentadoria seja concedida, o segurado deve estar pagando o INSS, com pelo menos 12 meses de contribuição.

Vale lembrar também que, mesmo após a concessão do benefício, é preciso comparecer regularmente ao INSS, a fim de comprovar que você continua incapaz.

Cirurgia no ombro da aposentadoria: o que fazer quando é negada?

Vamos supor que você compareceu à perícia médica, levou todos os documentos e mesmo assim, sua aposentadoria foi negada.

Nesse caso, é possível entrar com um recurso administrativo ou com uma ação judicial.

Se você optar pelo recurso administrativo, existe um prazo de até 30 dias a partir da negativa. E novamente, você terá que reunir tudo que comprove a sua incapacidade.

No entanto, se o pedido for negado novamente, você pode contratar um advogado e entrar com uma ação na justiça.

Cirurgia no ombro da aposentadoria: qual médico procurar?

Como você viu acima, é necessário o laudo de um médico que ateste a sua incapacidade permanente.

Para isso, você deve procurar um ortopedista especialista em ombro e cotovelo, e o ideal é que seja o médico que fez a sua cirurgia.

Ele já conhece todo o seu histórico médico, tem todos os exames, e é a pessoa mais indicada a dizer se o seu caso é ou não passível de reabilitação.

Enfim, se você cumprir todas as exigências do INSS e constatada sua incapacidade permanente, a cirurgia no ombro da aposentadoria.

Compartilhar nas redes sociais.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Mais posts

cirurgia-de-tendao-do-ombro-rompido
Ombro Cotovelo

Cirurgia de Tendão do Ombro Rompido: quando fazer?

A cirurgia de tendão do ombro rompido, também chamada de cirurgia do manguito rotador, é indicada quando há uma ruptura de um ou mais dos 4 tendões do ombro. Lembrando que o manguito rotador é um grupo de quatro tendões que cobrem a cabeça do úmero, assim como um chapéu, e permitem a sua rotação e a maior parte dos movimentos da articulação.  O objetivo do médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo em Goiânia com a cirurgia é aliviar a dor, recuperar a mobilidade e a força do ombro, e evitar a degradação progressiva da articulação. Então, se você

Leia Mais »
cirurgia-no-ombro-tempo-de-recuperacao
Ombro Cotovelo

Cirurgia no Ombro: Tempo de Recuperação

Uma pergunta geralmente feita ao ortopedista especialista em ombro e cotovelo em Goiânia é sobre cirurgia no ombro tempo de recuperação. E o motivo é muito simples: saber quando voltar às atividades normais e aos esportes. Felizmente, com as técnicas cada vez mais avançadas e cirurgias minimamente invasivas, esse período é bem rápido. Desde que o paciente siga as orientações do seu médico e faça os exercícios de fisioterapia. Você vai fazer uma cirurgia no ombro e quer saber como é o pós-operatório ? ou quando vai poder voltar ao trabalho e às suas atividades do dia a dia? Vamos

Leia Mais »
como-dormir-apos-uma-cirurgia-de-ombro
Ombro Cotovelo

Como dormir após uma cirurgia de ombro? Descubra como ter uma noite tranquila

Como dormir após uma cirurgia de ombro pode ser um desafio para alguns pacientes, particularmente aqueles que têm o hábito de dormir de lado. Além de ser difícil encontrar uma posição confortável com a tipoia, o cortisol, um anti-inflamatório secretado pelo nosso corpo, diminui entre 00h e 4 horas da manhã. Geralmente, o seu médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo em Goiânia vai te dar todas as orientações de qual a posição adequada para dormir. Mesmo assim, vamos passar umas dicas para que você tenha uma boa noite e um sono reparador! Como dormir após uma cirurgia de ombro:

Leia Mais »
pos-operatorio-de-cirurgia-de-cotovelo
Ombro Cotovelo

Pós-operatório de cirurgia de cotovelo: quais os cuidados é necessário tomar?

Uma dúvida muito frequente entre os pacientes é sobre o pós-operatório de cirurgia de cotovelo, quais os cuidados, quando vão poder retomar às suas atividades… Quando se trata de cirurgia de cotovelo, pode envolver traumatismos, tendinites crônicas, lesões dos tendões ou da cartilagem articular. Em qualquer um desses casos, é essencial seguir todas as recomendações do médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo em Goiânia, que é a chave para o sucesso da cirurgia. Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos um pequeno guia com as principais informações sobre o pós-operatório de cirurgia de cotovelo, e assim, se você tiver

Leia Mais »
como-dormir-com-uma-tendinite-no-ombro
Ombro Cotovelo

Como dormir com uma tendinite no ombro? Conheça dicas fáceis

A tendinite no ombro é muito dolorosa, inclusive pode afetar toda a mobilidade do seu corpo, e um dos principais desafios é saber como dormir com uma tendinite no ombro. Os ombros são muito solicitados no nosso dia a dia, como lavar uma louça, teclar no computador ou mesmo fazer um carinho em uma pessoa, e quem sofre de tendinite no ombro, tudo isso pode se tornar muito difícil. Vale lembrar que toda vez que você sentir uma dor no ombro que está te impedindo de realizar simples tarefas, recomenda-se procurar um ortopedista especialista em ombro e cotovelo em Goiânia,

Leia Mais »
tipos-de-cirurgia-de-ombro
Ombro Cotovelo

Tipos de Cirurgia de Ombro: conheça as mais comuns

Para você entender tudo sobre tipos de cirurgia de ombro, preparamos um pequeno manual, com as cirurgias mais frequentes de ombro. O ombro é uma articulação do corpo humano muito solicitada na nossa vida diária. Seja para tarefas cotidianas ou atividades esportivas ou profissionais, ele pode estar exposto a diversos traumatismos. Dessa maneira, o ombro está mais vulnerável, e justamente por isso existem vários tipos de cirurgia de ombro. Além disso, o ombro é uma articulação complexa, composta de uma musculatura importante, pois são 19 músculos no total. Se você está sentindo dores no ombro, o melhor a fazer é

Leia Mais »

Procura por Ortopedista Especialista em Ombro e Cotovelo?

Dr. Thiago Barbosa Caixeta

ortopedista-ombro-cotovelo-goiania-dr-thiago-caixeta